28 março 2011

O Custo de Oportunidade de um Mundo Melhor

O que precisamos fazer para melhorar a nossa realidade? Sim, a NOSSA! Não a tua realidade separada por uma bolha rosa flutuante em um mundo de sorrisinhos falsos! Melhor então: a realidade da nossa sociedade.

Acredito que isso passe por um ponto: o que estaremos abrindo mão do nossa realidade (pra alguns, o que deixaremos pra trás e não levaremos na nossa bolha rosa flutuante). E eis aí o conceito do Custo de Oportunidade: do que estamos abrindo mão de ter, fazer ou realizar pela escolha que fizemos.

Considero Celso Furtado uma figura emblemática do século que passou. A saber, Celso Furtado foi um dos primeiros economistas a ter uma teoria sobre as razões do subdesenvolvimento do Brasil (por sinal, subdesenvolvimento foi um termo que ele ajudou a popularizar).
Além de ter servido na FEB, ele fez parte da CEPAL. Mas o ponto que eu quero chegar é que o Furtado, posteriormente ao que eu citei aqui, ele escreveu sobre o preço do desgaste do meio ambiente. A diferença é que Furtado alertava isso já na década de 70, quando não era tão “hype” se atentar para essas coisas...

Onde eu quero chegar?

Acho que podemos repensar alguns conceitos sobre consumo, atitude, respeito e compromisso com a sociedade em que vivemos.
Saber que podemos ter o que queremos, mas raciocinando não usando o impulso. Ter um consumo racional faz bem pro bolso... E pro mundo!

É bom refletir o que cada um pode abrir mão em nome de um mundo melhor. E só pra constar, apesar de minhas ressalvas em relação a Coca Cola, tudo começou por causa desse comercial:



Detalhe: quem são as crianças do coral? Ps22... Não podia ser melhor! =D

Top 10 fica pro mês que vem, estou pensando em um tema tri! \o
Abração e até mais!

Nenhum comentário: