12 novembro 2008

Estamos quase lá!

O final do ano está próximo! \o/
E como de costume, as lojas já exibem os enfeites natalinos. Aqui em casa não é diferente, afinal, minha mãe e minha madrinha entraram pro ramo de artigos "natalescos".

Sabe, final de ano é uma época de vendas e lucro pra todo mundo... Vi na televisão que estão para aprovar uma lei na prefeitura de Porto Alegre para que os taxistas andem durante o dia com bandeira 2 no mês de dezembro... A alegação dos taxistas é que dezembro é uma época em que o pessoal tem mais dinheiro para gastar, e isso seria como um décimo terceiro para eles.
Até que não dá tanta diferença: uma corrida de 12R$ e uns quebrados, sairia por 15R$.
Eu não ando muito de táxi, então sei lá, acho que não é muito mesmo... Até porque sempre é mais caro que ir de ônibus! =P

Mas esse foi um exemplo de como tudo funciona no Natal. Os vendedores nessa época farão "promoções" dos produtos, que no final das contas, não passa de uma torra daquelas coisas que estão estocadas e que serão substituídas por uma linha mais nova e moderna...
No setor imobiliário, se vê mensagens de otimismo, como se nenhuma crise houvesse acontecido! UHauhuhahauhuauhaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! É de rir! =P

Bom, eu gosto de pesquisar sobre as minhas compras, então vi que após essa crise, os preços não mudaram muito por causa dela...
Obviamente, produtos importados, dependendo o caso, podem sofrer uma variação no preço...
Soube de um caso de um cara que tinha em mente comprar uma mesa de som. Saia por uns 450R$. Quando estava começando a subir o dólar, na primeira alta mais significativa, ele pensou em comprar de uma vez a mesa dele, para que não houvesse surpresas no preço depois. Pois não adiantou: só deu o tempo de ele descer a Coronel Vicente e dobrar na Alberto Bins e o produto já estava custando 700R$!
O argumento: "Essa nós pagamos o preço antigo, mas a próxima já será com o preço novo, então..."
Que argumento! DUVIDO que se o dólar baixar e tudo se estabilizar novamente, eles façam o inverso: diminuam o preço, afinal, o próximo será mais barato! lol

E o pior é que a maior parte da população se atira que nem porco em lavagem nessas "ofertas" de fim de ano.
Dica para os amigos: o que vocês não tem necessidade de comprar no dia do natal, ou seja, aquelas coisas que não fazem questão do simbolismo de ser presenteado no dia, deixem pra comprar um dia depois! Ou se for o caso, na semana do final de ano, ali do dia 26 até o dia 31.
Claro, tu corre o risco de não ter especificamente o que tu quer... Mas terão muitas outras opções de produtos que também servirão como bons presentes. E o melhor: por preços bem bons! =D

Outra coisa que eu acho meio irracional é a mania do pessoal em ir na véspera! \o/
Não entendo, ou eu sou muito diferente ou o povo é masoquista... Ir na véspera é sinônimo de filas enormemente gigantes, o fator do preço (com algumas exceções, às vezes na véspera, ocorrem promoções bem interessantes), o calor que faz uma simulação dos mármores do inferno, crianças chatas pedindo coisas que os pais não podem comprar...
A lista vai embora. Claro, como tudo, tem gente que só teve tempo naquele dia, mas... mesmo assim podia ter adiantado as compras para um mês ou antes, ou usar a minha sugestão de fazer uma "compra póstuma"! lol
Uma coisa engraçada: vivemos em um país supostamente católico. Supostamente porque todos são batizados mas depois seguem outras religiões ou mesmo optam por não seguirem nada. Tranqüilo... Mas essa coisa de data é algo extremamente católico! Se tu não segue essa doutrina ou alguma outra que seja mais simbólica quanto datas, pra que fazer tudo no dia, ainda mais quando o assunto é compras? =P

Enfim, acredito que a minha próxima postagem será a minha mais tradicional sobre o natal, falando do sentido e tal... Resolvi aproveitar essa pra fazer a minha análise sobre os costumes da sociedade de consumo nessa época, me voltando ao mercado mesmo! lol

Abração e dia 20 é a data que será a comemoração do meu aniversário! =3

3 comentários:

Priih disse...

Adoro teus posts =3~

Sério mesmo. /o/

=****

Walter Lorenzo disse...

ou deixa pra comprar pro dia de reis, que é quando se dá presente de verdadinha. E sem papai noel.

Anônimo disse...

Bah, concordo em muito com teu texto sobre o consumismo tchê, é bem por ae mesmo ^^


No mais é esperar que mais um ano se passe e possamos olhar ele e dizer "bah, valeu a pena" hehhehee

Abração véio e pode contar comigo no teu niver o/