28 fevereiro 2011

Top 10 - Anos 80

Final do mês, eis que temos o Top 10 aqui no blog.
Como é fevereiro e em breve tem carnaval, achei que essas características que não se identificam muito com o meu ser foram de forte influência para a escolha do tema do Top 10! =P
Como muitos já sabem, é uma década que tenho pouco apresso e admiração. Acredito que o reflexo da situação do mundo tenha se refletido na música, ou seja, depressão e crise.
MAS como sempre existem exceções e aqueles que estão a frente do seu tempo, sempre enxergando a música não como um simples modismo, mas um movimento, temos nossos heróis na década.

Bom, eu posso descrever a década como o contraste as inovações da tecnologia da época, da ascensão do mundo digital, dos computadores e sintetizadores com o revival rock’n roll dos anos 60, seguindo aquela linha de pensamento que a cada década, a tendência é reviver os 20 anos anteriores que precederam a década em questão. E os anos 80 foi bem claro nesse ponto. Tivemos álbuns de regravações de clássicos do rock’n roll de artistas como John Lennon e Neil Young. Destacaria também a música Old Time Rock’n Roll do Bob Segar como uma indicação dessa tendência revival.

Eu destacarei nesse top 10, dez artistas que tiveram uma considerável diferenciação a todo modismo de “fascínio” pela tecnologia que se apresentava e que foram de grande importância para a década que estava por vir... Essa sim, década muito produtiva para a música!
A ordem dos artistas será por ordem cronológica da gravação das músicas que escolherei para ilustrar certos momentos da década, ficando a cada um o julgamento de posições nesse ranking.

Espero que gostem e até mais! \o

10 - Ozzy Osbourne – Crazy Train (1980)



O Senhor das trevas em carreira solo abriu o caminho para que o Heavy Metal surgissse com força. É a primeira faixa do primeiro álbum do Ozzy. Um clássico absoluto e com o lendário guitarrista Randy Rhoads.


09 - Queen – Under Pressure (1981)



Este que vos fala considera a maior parceria da década. Queen, a banda que despontou nos anos 70, junto com o cantor que fez vários hits da mesma década.
Música que demonstra o potencial no vocal de Freedy Mercury e um dueto que surgiu em uma Jam.

08 - U2 – Sunday Bloody Sunday (1983)



Música que demonstra parte das tensões e violência dessa década transtornada. Nessa letra, conta o episódio sangrento conhecido como Bloody Sunday.

07 - Van Halen – Jump (1984)



Essa é uma das músicas presentes na lista mais comuns nas listas dos anos 80. O maior hit da banda da banda que deu início a carreira de guitarristas virtuosos, o Van Halen conta com outros hits como Hot For Teacher e Pananma, do mesmo álbum chamado 1984.

06 - Metallica – Master of Puppets (1985)



Música pesada, rápida, suja e com uma letra sobre o controle que as drogas tem sobre uma pessoa. Essa é cara do trash metal feito pelo Metallica nos anos 80. O álbum homônimo ainda conta com o baixista Cliff Burton, que morreu em uma viagem de ônibus com a banda em 1986.

05 - The Cure – Just Like Heaven (1987)



O romantismo da letra dessa canção marcaram época, alcançando a vigésima nona posição de vendas no Reino Unido. Segundo o próprio Robert Smith, fala sobre uma viagem com sua então namorada para uma praia do sul da Inglaterra. Essa é outra música bem presente em listas dos anos 80.

04 - Sonic Youth – Teenage Riot (1988)



Foi o primeiro grande sucesso da banda, que acabou alimentando uma cena alternative que estava por surgir (inclusive o grunge).

03 - Faith no More – Epic (1988)



Apesar da música ter sido lançada apenas em 1990, ela foi gravada em 1988 e mostra o diferencial da banda perante toda cena vigente na música. Essa canção mistura rap, funk e metal, atingiu o top 10 de algumas paradas do mundo todo.

02 - INXS – Never Tear Us Apart (1988)



Uma Linda balada que conta com sintetizadores, pausas dramáticas, um lindo arranjo orquestrado e uma letra dramática sobre amor. É assim que posso descrever a canção da banda liderada por Michael Hutchence, que viria a ter uma morte misteriosa. Até hoje, Bono, grande amigo de Michael, acredita que não foi suicídio o fato que o levou a morte.


01 - Pixies – Here Comes Your Man (1989)



O maior sucesso da banda que influenciou o grande estouro de bandas alternativas do início dos anos 90 e um clássico que encerrava essa década tão difícil para a música (em especial, o rock). Finalmente, as bandas alternativas começavam aos poucos a conquistar um espaço, inclusive na MTV. A música começa com um acorde que lembra a música A Hard Day’s Night dos Beatles.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito interessante essa lista! Imaginei que nela veria uma banda da qual estou me tornando um grande fa: Sonic Youth! Inclusive o Daydream Nation deles, de 1988, eh considerado senao o melhor, um dos melhores discos da decada!

No geral foi uma decada de nivel mais baixo em comparacao com as demais, mas peneirando sempre se pode achar bons artistas que surgiram nessa decada!

Abracao!

Shin disse...

O brabo eh que daqui 20 anos vão estar revivendo o Restart \o\