25 dezembro 2006

É Natal, de novo! \o\

Enfim, Natal! \o
Mas o que é Natal?
Aparentemente, é um feriado de final de ano, na qual o comércio aproveita pra aumentar suas vendas e que as pessoas compram desenfreadas presentes.
Mas e por que isso? Pra mostrar que alguns têm mais poder aquisitivo que outros? Pra fazer o papel do Papai Noel? Pra que sejamos mais felizes com produtos caros?

Sinceramente, adoro dar presentes! Eu presenteio meus amigos sempre que posso, compro algo pra eles, geralmente em datas festivas como Natal ou aniversário... Mas a diferença é, que eu dou um presente pra pessoa, porque eu gosto dela, e não pra provar o quão burguês eu sou ou pra mostrar que eu conheço marcas caras...
Além do que, eu quando não posso, não dou presentes. Não vou me martirizar por não ter dinheiro... Acredito que ser pobre não me faz com menos valores ou virtudes. Se eu tive alguma outra prioridade na minha vida, meus amigos de verdade entenderão. Eu sei disso! ^_~

Enfim, só não sei porque o consumismo é algo TÃO presente na vida das pessoas... Se fosse apenas no Natal, era menos mal, mas em tudo, é sempre motivo de compras... Seja na Páscoa, dia das Bruxas, dia de São João... Sinceramente, preocupo-me se as pessoas sabem o que as datas realmente significam.
Até mesmo o Papai Noel, se pararmos pra analisar sobre uma das conhecidas lendas sobre ele, veremos que ele era um cara de dinheiro, que na qual distribuía presentes para aqueles menos afortunados... Ou seja: ele partilhava.

Acredito na partilha. Acredito na bondade do ser humano. Acredito na confraternização. Acredito que a fraternidade nos torna mais fortes. Acredito que nem tudo está perdido.

Acredito em Jesus Cristo.

É claro, se alguém que ler isso não acreditar, não precisa achar que eu estou falando coisas pra converter as pessoas ao Cristianismo, mas por favor, pense nas coisas que eu falei anteriormente... Pra mim, é essa associação que faço a Cristo.
Eu sei, tem muita coisa errada nas religiões, mas não é a intolerância ou até mesmo a censura que fará as coisas melhorarem, a história nos mostra isso muito bem.

Sempre uso essa época do ano para reflexões, e cada vez mais, vejo que as conclusões são similares: o espírito natalino está morrendo, as pessoas são cada vez mais individualistas e a sociedade caminha em rumo do escravismo das classes menos privilegiadas monetariamente.
Eis o nosso sistema: o que tem mais, manda naquele que tem menos.

Será que é isso que queremos pro futuro?
Será que é realmente ético comprarmos tênis de uma empresa que usa mão de obra escrava?
Será que devemos deixar a ética de lado pra sermos mais da moda?
Isso é exagero?
Talvez seja, mas não consigo ver um mundo melhor enquanto não refletirmos e discutirmos sobre tais coisas.

Graças a Deus, tenho amigos em muitos lugares, e o destino ainda faz com que eu possa cruzá-los de vez em quando... Se bem que ano que vem, isso vai acabar! =PPPPPPPPPPPP

Bom, mas quero desejar a todos meus amigos, visitantes do blog, conhecidos e todos aqueles de alguma forma lêem ou leram esse blog e que já fizeram parte dessas postagens que tenho registradas aqui!

Muito obrigado, o blog continua vivo! \o
E como não poderia deixar de fazer: FRÖHLICHE WEINACHTEN MENSCH! \o

Do They Know Its Christmas - Band Aid

It's Christmas time
There's no need to be afraid
At Christmastime, we let in light and we banish shade
And in our world of plenty we can spread a smile of joy
Throw your arms around the world at Christmastime

But say a prayer

Pray for the other ones
At Christmastime it's hard, but when you're having fun
There's a world outside your window
And it's a world of dread and fear
Where the only water flowing is the bitter sting of tears
And the Christmas bells that ring there are the clanging
chimes of doom
Well tonight thank God it's them instead of you

And there won't be snow in Africa this Christmastime
The greatest gift they'll get this year is life
(Oooh) Where nothing ever grows
No rain nor rivers flow
Do they know it's Christmastime at all?

(Here's to you) raise a glass for everyone
(Here's to them) underneath that burning sun
Do they know it's Christmastime at all?

Feed the world
Feed the world

Feed the world

Let them know it's Christmastime again

Feed the world
Let them know it's Christmastime again


Três coisas:

1º - Show do Superguidis foi o melhor do Ano, com certeza! \o2º - Quinta feira, chega o Seto pra passar uns dias aqui em casa! lol
3º - Próxima postagem, retrospectiva do ano! \o

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a tua postagem mesmo e comentando sobre ela, acho que sou uma das pessoas mais aptas a comentar sobre o assunto. Antigamente, eu só ligava pro natal por causa dos presentes mesmo. Hoje vejo de uma forma muito diferente e a última coisa que ligo é isso. Mas o consumismo é o que menos me entristece, afinal é algo normal no apelo que se faz pelo consumismo. O que me entristece é que o natal deixou de ser um momento de alegria, de reflexão, de ajuda ao próximo - nem que seja uma vez por ano. É muito triste isso tudo.
Aquele teu parágrafo dos acreditos ali é bem legal, só não sei se sou tão otimista para acreditar nele, infelizmente. Acho difícil acreditar que as coisas mudem, ao menos um pouco. Grande abraço tchê, dia 30 apareço aí!

Anônimo disse...

Mas Potatosis se tu acha difícil que as coisas mudem então nem faz história =P

Ta eu tb acho que o consumismo tomou conta do natal. Inclusive esse natal pra mim foi o pior porque eu cheguei ao ponto de ficar frustrado com isso. Eu acho que a cadeitra de Ética geral que eu fiz esse
semestre me deixou meio revoltado. Buenas até sábado!!!

Jéssica Marques Maciel disse...

Depende de como se vê as coisas!!!Ficar frustrado por receber presentes e não dar mostra que não vê o ato de prsentear com um ato de carinho por si só que independente de retribuição, Shin!! Eu fico feliz de encontrar algo, normalmente simples, que tenha a ver com alguém que gosto muito e poder presenteá-la!!!Como o Tremere falou, isso não tem a ver com mostrar que se é burguês ou que se conhece marcas caras. Com freqüência, somente no fim do ano paramos para refletir quem tem feito a diferença em nossas vidas até aqui. O presente, ao menos pra mim, quando não dado por obrigação, aparência ou preocupação com o valor monetário é a consolidação desse sentimento de agradecimento e quando se agradece não se espera absolutamente nada em troca!!!!
Abraço a todos

Anônimo disse...

ma bah!até eu vou postar atrasada mas vou postar!!me abri mais uma vez pra o q tu escreveu!! que merda tudo isso mas sabe acreditar que isso um dia vai mudar é uma das grandes motivações da minha vida! sem palavras apenas concordo plenamentecom tudo que disse!!
(adorei a parte que diz que a HISTÓRIA nos mostra isso muito bem, aeeeeee viva história!!!!)

Anônimo disse...

ah tu sabe que eu não tive tempo antes