27 setembro 2010

Top 10 - Os Grandes Nomes da Música Brasileira

Eis que chego no meu segundo Top 10!
Como estamos em Setembro, mês da Pátria, resolvi postar sobre a nossa música.
Às vezes mal interpretada pelos nossos conterrâneos, a música brasileira apresenta uma grande variedade e diversidade, que expressa a sua grande riqueza musical.
A minha lista se baseou em nomes reconhecidos na música brasileira, por sua genialidade e inovação.

Vamos falar dos critérios da lista. Obviamente, como qualquer lista, fiz minhas escolhas e optei por critérios na qual tenho um pouco mais de conhecimento. Um deles é o reconhecimento. São nomes que influíram e influem gerações na música. Outra coisa que eu queria ressaltar é a variedade de estilos que eu escolhi. Tentei ser abrangente o suficiente, mas obviamente certos estilos foram priorizados. Optei por nomes que eu ouço falar com mais freqüência e que se fazem presentes na música de alguma forma nos dias de hoje.
Sobre a ordem da lista, novamente optei por uma ordem cronológica, seguindo o critério do aparecimento dos artistas no meio musical. Talvez não esteja muito precisa, mas dá pra se ter uma noção ao menos do período em que o músico se fez presente. E quanto a ordem dos músicos e se algum foi ou é mais importante, deixo a cargo de vocês leitores comentarem e elegerem uma ordem! Minha proposta é apenas mostrar um pouco da história da música do nosso país! =]

Agradeço a todos leitores do blog, e peço que dêem sugestões para o mês de Outubro! E digam o que acharam do Template, pois estamos reformando aos poucos o blog!
Até Outubro! \o

10 - Noel Rosa




Um dos grandes nomes da música popular brasileira. Ele consolidou o chamado "samba de morro", sendo um dos precursores do estilo nas rádios. Morreu jovem, com apenas 26 anos, mas é lembrado até hoje pela sua genialidade e simplicidade musical. Até hoje são prestadas homenagens ao artista, como musicais, peças teatrais e releituras de suas obras.

9 - Heitor Villa-Lobos



Heitor Villa-Lobos foi um gênio. Trouxe a música brasileira um identidade, reconhecida em todo mundo. Ele conseguiu incorporar elementos de músicas tipicamente brasileiras e juntar na música erudita. A sua obra é vasta e muito respeitada mundialmente. Ele também arranjou o hino brasileiro que hoje conhecemos.
Orquestras prestam homenagens e executam suas composições até os dias de hoje.

8 - Lupicínio Rodrigues



O grande boêmio de Porto Alegre. Conhecido também por "Lupi", suas composições eram carregadas de sentimento e emoção, sua maior característica. Compôs o clássico felicidade, música bastante regravada até hoje. Também compôs o hino do Grêmio. Talvez tenha sido o maior compositor gaúcho a obter êxito no restante do Brasil.

7 - Hermeto Pascoal



O multi-instrumentista contemporâneo. Desde criança, tinha fascínio pela música e pelos sons da natureza. Hermeto Pascoal é reconhecido por fazer música com qualquer objeto: desde uma abóbora até uma panela já servem como instrumento musical para ele. Já tocou junto de Miles Davis. É considerado o Mago da música e grava discos e faz shows até os dias de hoje.

6 - Tom Jobim



Um dos criadores da bossa nova, ritmo que fez muito sucesso na década de 60 no exterior, chegando a inclusive gravar um disco com Frank Sinatra e participando do We Are the World. Fez parcerias com a Elis Regina (inclusive na música considerada o seu maior clássico, Águas de Março) e com Vinícius de Moraes.
É até hoje considerado um dos maiores nomes da música brasileira.

5 - Elis Regina



Talvez a maior intérprete da música brasileira. Porto Alegrense, começou cantando em um concurso da Rádio Farroupilha. Sua performance era muito peculiar, assim como seu jeito de cantar singular. Foi contra Ditadura, participando de movimentos para a anistia dos exilados pelo regime militar.
Teve uma morte trágica e morreu muito cedo, deixando um legado na música popular brasileira. Há poucos anos, foi inaugurado o Acervo Elis Regina na Casa de Cultura Mário Quintana.

4 - Caetano Veloso



Obteve o êxito para a sua carreira em 1968, quando lançou o LP chamado Alegria, Alegria, na qual continha a música de mesmo nome. Ao longo dos anos, obteve grande respeito e notoriedade, sendo considerado um dos maiores artistas latino americanos. Também fez parcerias com grandes nomes da música brasileira e do mundo, sendo indicado inclusive para o Grammy.
Apesar de sua polêmica postura, ele é respeitado pela sua obra e por todo seu trabalho durante todos esses anos, sendo comparado a Bob Marley e John Lennon pela crítica internacional.

3 - Gilberto Gil



Representante da música negra do país, sua carreira começa a ter destaque nos clássicos festivais de música do final dos anos 60. Sempre foi ativo politicamente, junto com Caetano Veloso e outros membros do movimento Tropicália. Regravou músicas do Bob Marley, fez parcerias junto de Jimmy Cliff e Stevie Wonder. Foi ministro da Cultura durante o governo Lula e mantém-se ativo na sua carreira, inclusive fez show em Porto Alegre no semestre passado na Feira da Agricultura Familiar.

2 - Chico Buarque



O primeiro grande sucesso do Chico Buarque foi A Banda, interpretada por Nara Leão. Os festivais dos anos 60 foram importantes para a divulgação desse artista também. Suas músicas passeiam por diversos estilos, incluindo o samba, forró, MPB entre outros estilos. O maior destaque do Chico Buarque é a genialidade de suas letras, que falam de diversas situações com grande riqueza.
Em meados de 2000, Chico Buarque recebe a chave da cidade de Porto Alegre.

1 - Os Mutantes



Acredito que tenha a primeira grande banda de rock brasileira. Com influência de Beatles e da onda psicodélica que seguia no mundo, a banda continha elementos de música brasileira com rock e entre outros experimentalismos. Rita Lee fazia parte da banda até 1972, sendo tirada da banda por não ser virtuosa como os outros músicos, assim seguindo a sua carreira solo. Era uma banda na frente da sua época, meio incompreendida na época, mas foi de uma importância muito grande para a difusão no rock do Brasil, influenciando bandas como Pato Fú.

5 comentários:

★ Link disse...

Por um momento me preocupei por não conhecer os cantores :P
Elis Regina *-* Grande mulher, sem dúvidas!

Priih disse...

Apesar de não conhecer praticamente nada da lista, gosto do jeito que tu monta ela e escreve a respeito. :P

E esse template mais malvado que o próprio Odin, hein? 8D HUAHUAHUA! >D

Beijos, nos falamos =***~
(E por que, se eu não for no Munchkin, tu não sabe quando vai dar pra marcar alguma coisa? LOL Provas pela frente?)

Unknown disse...

Ótima lista, com alguns dos nomes mais clássicos da música brasileira mesmo!

Muito bem registrado o Hermeto ali, que às vezes passa desapercebido, mas é extraordinário!

Bah, e quanto ao Lupicínio, não sabia que ele tinha tido toda essa projeção nacional.

Eu só talvez acrescentasse algo de recente que se produziu. Não Los Hermanos, acho que Nação Zumbi que marcou os anos 90 e a música brasileira num todo. Mas fora isso, a lista contempla artista excelentes sem dúvida!

Walter disse...

Hermeto Pascoal,
Diamante Negro,
Sharon Stone(gostosa)

A Rita Lee era bonitinha naquela +epoca dos Mutantes. E hoje em dia a banda é só engôdo. Só o Sérgio Dias (Sérgio Reis? = LOL) querendo ganhar uma graninha.

Faltou um pouco de roquenrou nisso ai, mas sem duvida a lsita tá muito boa. No inicio de setembro vi o documentario do festival da Record que tinha os Mutantes sendo lançados pelo gilberto gil e o Caetano estreiando com Alegria Alegria, com umas guitarras venenosas na musica (algo que se era contra pelo pessoalzinho da época - mov. abaixo a guitarra elétrica).

Se fosse para colocar o numero 1 em projeção internacional certamente seria o Tom Jobim. Bossa nova está no mundo inteiro graças a ele. (ps: conheci uma alemã que curtia Astrud Gilberto).

buenas abraços!

Helena Fernandes disse...

Simplesmente phoda essa lista!
Grande Elis e Caetano! oxi.
uma lista pra ler e reler (e ouvir e reouvir), algo pra se guardar!
ficou MUITO bom :D

bj!