12 outubro 2010

Vida Loka Mano!

Apesar de o atraso de um dia, estou aqui atualizando.
Bom, para quem não sabe, ontem eu trabalhei e foi aniversário da minha mãe. Resolvi me dedicar a esses dois eventos. De noite, veio a gurizada aqui, comeu um bolo, deram os parabéns a minha mãe. Aqui fica a minha singela felicitação para a minha mãe. Parabéns pelos 64 anos de vida e muita luta que eu sei que tu teve! =D

Ultimamente, tenho me dedica bem menos que o normal aos estudos. Não chega ser desinteresse ou que não esteja gostando do curso. Apenas... sem vontade de me encarnar. Comentei tal fato com os meus professores que, constantemente, perguntam para mim: “Tu já sabe pra qual área tu vai?” A resposta dessa pergunta eu ainda não sei. Tudo ainda é muita novidade pra eu poder afirmar com convicção qual rumo seguirei dentro da Economia. Obviamente algumas áreas já me chamaram a atenção, como a parte de aplicação (vide freakonomics) e também algumas partes sobre análises macroeconômicas de mercado. Mas ainda não sei.

Já que o assunto é Economia, uma coisa que eu ando fazendo é analisar o que leva as pessoas decidirem certas coisas. Como por exemplo, por que elegeram o Tiririca ou por que as pessoas olham televisão, mesmo a programação da televisão aberta sendo de tão baixa qualidade? Obviamente minha idéia não é escrever uma grande análise técnica sobre o troço, mas tentar entender alguns comportamentos da sociedade brasileira.
Para mim, isso não é fácil. Dificilmente estou inserido em maiorias quando o assunto é comportamento ou opinião. Acho que já tive problemas quanto a isso, mas agora já me acostumei com a idéia! =P
Voltando aos questionamentos, tenho certa dificuldade de entender as decisões das pessoas. Não sou uma pessoa que age apenas baseada na parte racional, mas algumas escolhas são no mínimo difíceis de aceitar.
As eleições é um exemplo da temporada que ilustra bem isso. Não sou partidário nem algo do tipo, mas acredito que, ao menos, pra votar, tu tem que estar alinhado a alguma ideologia ou projeto na qual o candidato está se dispondo. Daí tu conversa com as pessoas, e elas dizem “Ah, votei em tal candidato porque eu vi na televisão” ou “porque gostei do jingle”. Acho que a análise feita pelo Norberto Bobbio na obra “O Futuro da Democracia” vai por água abaixo quando transpomos a sua análise para o Brasil.

Apesar de batida, acho que a teoria complexidade cultural do Brasil (fundida com a sua história conturbada) consegue explicar parte do nosso contexto. Eu ainda quero ver o documentário “Raízes do Brasil”, que fala um pouco disso. Até em Economia é complexo analisar o Brasil, costumam chamar o mercado brasileiro como ornitorrinco: em dada situação, lembra algo, em outra análise, se parece com outra coisa. É amigo, é o Brasil...

Mas ao mesmo tempo, acredito que ter uma variedade cultural não é condicionante para limitação intelectual ou para estagnação de uma identidade cultura, vejo com outros olhos. A França é constituída por uma gama de culturas e o legado da França não pode ser visto como pouca coisa.
Acho que cabe apenas ao povo enxergar o mundo, finalmente. Não somos mais aquele Brasil da década de 80, onde não sabíamos o que seria do amanhã, um país isolado do resto dos continentes. Se a globalização trouxe algo de bom, é exatamente isso: diminuiu a distância entre as culturas. Só temos que saber aproveitar isso!


Finalizando minha viagem aqui, não posso deixar de falar do show do Paul McCartney! Sim, finalmente! Só gostaria que todos que duvidaram da vinda dele e estão lendo a postagem, lembrem que vocês são tudo noob! 8D
Estou muito feliz por esse show, o troço deu um gás no meu ânimo! Estou contando os dias para o show, que com certeza, está sendo o maior que já teve em Porto Alegre! Para todos que vão, bah, vai ser muito tri curtir esse momento com os amigos! \o\
E quinta tem o show do Fito Paez, que é outro que aguardei um tempão pra poder ir, já que eu nunca conseguia ir aos shows dele!

Enfim, obrigado por terem lido, espero que tenham gostado do template e da postagem, apesar de meu foco ter ido pro espaço! =P
Abração e até mais! \o


La Rueda Magica - Fito Paez

Un recuerdo desde el África...
un sueño con el Liverpool Bar,
y ella que siempre se va.
Una foto de los Rolling Stones,
mi vieja nunca los escuchó y no me puse a llorar.

Uh!!! Los días en cualquier lugar,
perdido en una inmensa ciudad,
en una rueda mágica,
y el, el ángel de la soledad,
protege, lava y cura este mal,
él no me abandonará.

Nuestra vida es un lecho de cristal,
y esta vida esta echa de cristal,
nuestra vida es un lecho de cristal,
un lecho de cristal para los dos.

Uh!!! Qué extraña esa fascinación,
un póster y una dicson lespur
que nunca voy a olvidar noo!

Uh!!! Recuerdo un día como hoy
me fui de casa a tocar rock and roll
y no volví nunca más.

Nuestra vida es un lecho de cristal,
y esta vida esta echa de cristal,
nuestra vida es un lecho de cristal,
un lecho de cristal para los dos.

Podrías verlo así,
sólo si supieras que yo sin ti ya no podría mas vivir,
todos ya nos fuimos de aquí,
todos ya nos fuimos de casa,
para tocar rock and roll!.
Todo lo que pude sentir,
todo está sellado en mi alma!
para tocar rock and roll... Yeh!

Un recuerdo desde el África...
un sueño con el Liverpool Bar..

3 comentários:

Priih disse...

Feliz aniversário atrasado pra tua mãe! =D

Bah, é de ficar chocado mesmo com a falta de seriedade do povo brasileiro para com o futuro do país. =/
E parece que político nenhum está interessado em investir em educação pra que essas barbaridades, tipo Tiririca, não ocorram mais. LOL

Temos que marcar umas zueras. 8D
E já é no Munchkin venenoso!

Beijão, te cuida e nos falamos! =***~

Natascha disse...

"tenho certa dificuldade de entender as decisões das pessoas".

Pq será né? Talvez pq somos nossas escolhas e não existe um ser igual ao outro. :p Oras! E, na real, escolha política é não-escolha, a maiora das pessoas q votam não querem pensar sobre o assunto, escolher aleatoriamente por qualquer critério (tb aleatório) é justamente não decidir nada. Só ir com a onda, sabe? ahhh já tô viajando demais, deixa pra lá. iauhaiuha

E faz o favor de olhar teu facebook e me responder, tchê!

Unknown disse...

E lá vamos nós! lol
Bah tchê, analisar essas eleições não é algo fácil, porém achei interessante o fato de ao contrário de 2006, eu estar mais interessados em fazer as minhas análises e discuti-las com os demais. Então, uma das minhas conclusões é a de que o modo como está organizado o sistema eleitoral exige um determinado raciocínio que na prática não acontece. Enfim, minha ideia é que o importante é votar no partido e não no candidato já que se um candidato recebe milhares de votos leva outros consigo, como fez o tiririca e outro que faz muitos votos, como a luciana genro, mas não rompe a cláusula de barreira, cai fora.

Acho que já escrevi demais, mas o negócio agora é esperar o fato do ano: Paul em Poa! Ahhhhhhhh, faltam só 3 semanas hein! \o/
Abração!