25 outubro 2010

Top 10 - Paul McCartney

Última semana do mês e agora virou regra: post dedicado a listas, que por enquanto, são Top 10! Será assim enquanto der certo, eu tiver idéias, vocês derem sugestões, as pessoas lerem o blog, gostarem, etc...

O tema desse Top 10 seria diferente. Lutei para não seguir a tendência da mídia em geral aqui no Sul, que resolveu lembrar que o Paul ainda é vivo devido ao oportunismo do show que virá. Mas não adiantou. A ansiedade falou mais forte. Falou por todo "aquecimento" que está sendo feito para o show, por um sonho realizado.
Quem me conhece, sabe o quão importante está sendo esse show para mim. Felizmente, poderei compartilhar junto de pessoas que são muito importantes para mim! =]

Gostaria de explicar que as músicas estão em ordem cronológica de lançamento, seguindo o mesmo padrão das outras listas.
Também gostaria de falar um pouco sobre o Paul McCartney em sua carreira solo. Após o fim dos Beatles, todos seguiram suas carreiras solo. Mesmo antes do fim dos Beatles, todos já tinham feito composições para suas carreiras (pode-se concluir isso ao vermos o filme Let it Be, que já vemos alguns tocando músicas que seriam lançadas posteriomente). Em 1970, todos ex Beatles já estavam lançando seus trabalhos solos. Apesar da genialidade de todos, Paul sempre se mostrou muito transparente quanto à sua personalidade, tanto pessoal como musical. Colaborou com os seus antigos parceiros de banda, Ringo Starr e George Harrison, assim como outros grandes nomes da música como Stevie Wonder e Michael Jackson.

Enfim, vamos à lista! Olha, essa foi a lista mais fácil de fazer! Não por ser uma carreira óbvia, mas por termos uma carreira bem definida em suas fases. Nem por isso, a carreira dele pode ser resumida nessa lista ou que mais nenhuma música seja de qualidade: muitas coisas boas ficaram de fora.

E aí está ela!


10 - Maybe I'm Amazed

Foi o primeiro single do álbum solo de Paul McCartney. É uma balada que fala de amor, com um solo de guitarra muito marcante. Paul nessa fase está fazendo vocais bem berrados e gritados, o que já era uma marca dele e permanecerá até os dias de hoje.



9 - Live and Let Die

Trilha do filme James Bond de 1973, com o mesmo nome, essa música foi um dos single de maiores sucesso da sua carreira, assim como de temas do filme.
A música posteriormente teve uma versão feita pelo Guns’n Roses. O clipe é recheado com cenas de ação e espionagem.



8 - Call me back Again

Aqui Paul McCartney demonstra sua veia rock’n Blues forte. É uma baladona Blues, com metais e outro solo muito marcante. Esse álbum, Venus and Mars, tem bem presente essa vertente do Paul. Faz parte da lista exatamente por mostrar a diversidade das influências demonstrada por Paul em suas composições.



7 - Coming Up

Entrando na década de 80, Paul McCartney começa a se utilizar de recursos de gravação e mixagem recorrentes da época. O fruto disso é o seu álbum chamado McCartney II. O clipe da música é feita usando personagens que são interpretados por Linda e Paul apenas.
Inclusive, uma curiosidade: conhecem a música e o clipe Mandrake e os Cubanos do Skank? Vejam e notem algumas semelhanças.



6 - Here Today

Essa música foi feita em homenagem a John Lennon, seu antigo companheiro de banda que fora assassinado 2 anos antes (1980). A letra da música fala da parceria entre os dois, desde sua adolescência até seu último diálogo com John. Paul McCartney se emociona constantemente ao cantar essa música, exatamente por remeter a uma tragédia como foi a morte de John Lennon.



5 - How Many People

Música com dedicatória a um brasileiro chamado Chico Mendes. Paul McCartney ficou muito chocado com a forma em que fora morto um seringueiro apenas por defender o meio ambiente e a sua terra. A música tem como ritmo o reggae, estilo considerado na época como um ritmo mundial. No clipe, tanto no início como no final, mostra uma foto de Chico Mendes.




4 - Run Devil Run

Primeiro album após a morte de Linda, o grande amor de sua vida, Paul grava um álbum com regravações dos grandes sucessos do rock anos 50/60. Para isso, ele convida alguns amigos, tais como Ian Paice e David Gilmour. Essa música, que dá nome ao álbum, é a única composição de Paul McCartney no álbum e é uma música explosiva e energética, não fugindo a todo estilo proposto no álbum.
É curioso que nessa música ouvimos no refrão um backing vocal, que remete muito aos vocais que Linda fazia.



3 - Freedom

Paul compôs a música em resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro. A música é uma espécie de hino à liberdade, a declaração aos direitos humanos e ao direito que cada um tem de ser livre. Tem a participação na guitarra de Eric Clapton e a música alcançou posição na Billboard em duas categorias.
Essa música é tocada posteriormente em sua turnê Back in the US e no vídeo que relacionei, no prêmio Nobel da paz. Ela também é tocada no SuperBowl que Paul McCartney fez parte.




2 - English Tea

Um album bastante introspectivo. Chaos and Creation in the Backyard e Paul McCartney toca praticamente todos instrumentos no álbum. As letras do álbum remetem aos dias da infância e da adolescência, a pensamentos do passado. Depois de muito tempo, Paul não participa da produção desse álbum. Quem é contratado para tal é Nigel Godrich, que já tinha produzido álbuns do Radiohead e Beck.
A música é um convite para um chá Inglês. Passa a sensação de estar remetendo a um lugar distante e calmo, do interior da Inglaterra. A música usa basicamente o piano como base e alguns arranjos de cordas.



1 - Only Mama Knows

Memory Almost Full é o último álbum (até então) de Paul McCartney. Only Mama Knows é a faixa mais energética do álbum, inclusive faz parte do setlist da turnê atual. A música foi indicada na premiação do Grammy em 2007.




Gostaria de agradecer a todos que leram, até a próxima postagem e continuem dando sugestões para novas listas!
Abração e até! \o

5 comentários:

yahiko disse...

lol Maybe I'm amazed, é a melhor música do album McCartney, não gostei muito de nenhuma outra daquele album. Freedom é uma música super simples, acho até simples demais ba tri, mas passa exatamente a mensagem que o paul queria, muito boa!
E eu não sabia que chaos & creation in the backyard era o album em que o Paul tocou tudo sozinho E AO MESMO TEMPO! ba tri
E only mama knows nem precisa comentar neh, foda demais!
Curti o top 10 uma ou outra que eu não conhecia.
e é semana que vem manolo!!!

Leo Maliszewski disse...

Cara, lista mais que digna!
Abrangeu as músicas mais tocantes de cada época do Paul.

Repara em outra coisa: ouve Nada Por Mim, composição que o Hebert Viana fez com a Paula Toller e que ele gravou ao vivo com o Renato Russo, num especial da Globo. Presta atenção no refrão e depois escuta Maybe I'm Amazed... LOL

Abraço o/

Márcio Bolzan disse...

Paulin Poa

Não consigo ouvir, então a melhor é live and let die só por causa do piano explodindo no final 8D

Lets disse...

Ahh... achei bom o o post.
Será um show inesquecível, tenho certeza. :)
Até eu que não vou estou ansiosa! :D

Priih disse...

Não me sinto muito apta pra falar sobre o post em si, apesar de eu gostar dos teus critérios de escolha.
Pra não dizer que não pesquisei nada, li as traduções de Freedom e Here Today, e gostei da segunda tradução! =D
Bom show pra ti, tu merece! ^_^
=***