29 novembro 2010

Top 10 anos 90!

Novembro foi um mês que me trouxe muitas coisas boas, momentos bons... Por mais que o novembro sempre tenha seu lado obscuro, posso dizer que encerro ele bem!

E vamos pra nossa lista! Mês de novembro acabando (graças à Deus) e chegamos em outro top 10! \o/

Eu gostaria de dizer que como essa data é bem especial, resolvi fazer a lista baseada nessa data: hoje fazem 5 anos e um dia que houve o show do Pearl em Porto Alegre. Como eu tinha citado anteriormente, esse show foi muito importante na minha vida.
E para homenagear a data, gostaria de falar de uma década que é muito especial pra mim, que foi a década da minha adolescência, dos meus videogames, dos meus conflitos internos, das minhas amizades: 90’s!!!

A lista segue a mesma base das outras: são bandas que eu achei expressivas para a época e eu colocarei uma música para ilustrar um pouco da cena que ela se inseria em certo momento da década.
Dessa vez, a ordem será alfabética ao invés do ano de atividade, para eu evitar conflitos de datas, fontes, etc...

Então deixo com vocês a minha lista, espero que todos gostem!


10 - Blur



A banda é considerada um ícone no indie rock mundial, pois obteve uma grande notoriedade na década. Seu grande sucesso sem sombra de dúvida foi Song 2, fazendo parte da trilha do Fifa 98 e do filme As Panteras. Mas a grande inovação do Blur eram suas misturas criativas, usando de elementos de orquestra, percursões africanas, sintetizadores e guitarras sujas para as suas músicas.
O vocalista, Damon Albarn, lançou o projeto do Gorillaz, em parceria com outros músicos, assim como os demais membros da banda se envolveram em algum projeto musical quando a banda resolveu se dissolver. Porém, recentemente eles fizeram um show e uma mini turnê, o que abre possibilidade para uma turnê maior e uma volta da banda.


9 – Foo Fighters



Após o final do Nirvana, Dave Grohl resolve continuar na música e forma a sua banda chamada Foo Fighters.
O primeiro single da banda teve uma faixa que virou clipe, que se chamava Big Me. Obteve destaque na MTV e abriu as portas para que o sucesso do Foo Fighters. Posteriormente, algumas faixas como Monkey Wrench, Everlong e Walking After You reforçaram a sua posição como uma banda importante na nova cena do rock que estava se formando.
Mas o maior sucesso da banda se deu após o lançamento do álbum There is Nothing Left to lose, destacando-se hits como Learn to Fly, Breakout (trilha do filme Eu, Eu mesmo e Irene) e Generator.
Desde então, Dave Grohl e sua banda mantém-se tocando em turnês e em seus projetos com vários músicos de renome.


8 - Garbage



Os primeiros passos da banda foram abrir uma turnê do Live. Butch Vig foi o produtor do primeiro álbum da banda, que também era conhecido por ter produzido o lendário Nevermind, Siamese Dream e Dirty. Mas o sucesso da banda veio mesmo com o single Only Happy when it Rains, que abriu caminho para a carreira da banda.
Posteriormente, a música I Think I’m Paranoid seria trilha do Gran Turismo 2 e a música The World is Not Enough que seria trilha do James Bond de nome homônimo a faixa.
A banda sempre misturou muita guitarra com efeitos eletrônicos em todos os instrumentos, que contrastava com a voz relativamente grave de Shirley Manson.
O Garbage meio que deu uma parada em 2005, mas desde 2007 tem voltado aos poucos com projetos, inclusive até de um álbum inédito.


7 - Nirvana



A banda dispensa grandes apresentações, mas eles, SIMPLESMENTE, trouxeram o vigor do rock à cena musical da década! Se formos analisar o topo das paradas do início dos anos 90, elas mostram que o rock tinha sido praticamente deixado (exceção: Alice in Chains - Man in The Box) de lado na grande mídia e o rock alternativo era apenas uma diversão para adolescentes entediados.
Após o surgimento do Nirvana, houve uma inversão violenta de todos esses parâmetros, sendo o começo da década tomado por bandas novamente no top das paradas.
A existência foi efêmera, com apenas três álbuns oficiais da discografia, mas foi o suficiente para influenciar toda cena alternativa e as novas bandas que estavam por surgir. Bandas como Radiohead, The Hives, The Vines e tantas outras já assumiram ter inflência do trio mais famoso de Seattle e do Rock contemporâneo.


6 – Oasis



Acredito que seja o grande nome do rock britânico na década. O álbum Definitely Maybe é considerado um dos maiores discos do reino unidos, só perdendo para Beatles. Beatles, que é uma comparação muito recorrente a banda, mas eles sempre disseram que os Beatles foram a maior banda de todos os tempos... "Mas somos a segunda maior!" afirmam os irmãos.
Os irmãos Gallagher sempre foram muito arrogantes, mas ao mesmo tempo, seu sucesso estrondoso nas paradas sempre sustentou seu ego gigante. O grande impulso para o estrelato foi o álbum (What the History?) Morning Glory, sendo emplacado 4 grandes sucessos do álbum: Wonderwall, Don’t Look Back in Anger, Some Might Say e Champagne Supernova.
Chegaram a fazer um show em Porto Alegre no dia 12 de Maio de 2009.
Noel Gallagher anunciou sua saída da banda em Agosto de 2009, mas muito cogitasse que eles possam voltar a tocar, afinal as brigas da banda sempre foram constantes durante a sua trajetória.


5 – Pearl Jam



Os "irmãos" do Nirvana. Eddie Vedder era um grande amigo de Kurt Cobain e se comoveu muito com a morte dele. O Pearl Jam brigou com a MTV, acusando-a de passar exaustivamente o material da banda, boicotando a emissora por muito tempo.
A banda sempre manteve uma postura muito política em relação a sua música. Suas letras falam de problemas adolescentes, hipocrisia da política e da sociedade. O seu primeiro álbum foi um grande sucesso na época, destacando-se as faixas Alive e Black. O grande sucesso da banda na mídia, principalmente brasileira, foi na versão da música Last Kiss, regravada para o álbum No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees.
Atualmente a banda deu um tempo em sua turnê e em suas atividades, mas sem decretar oficialmente seu final.
A banda também é muita amiga da grande lenda: Neil Young. Chegaram a tocar juntos em vários momentos.


4 – Radiohead



Curiosamente, essa banda já fez parte da trilha de um filme completamente ao avesso da sua proposta: Patricinhas de Beverly Hills (Clueless). A música Fake Plastic Trees fazia parte da trilha, que seria uma marca para o processo de evolução da banda, após o seu primeiro single de sucesso chamado Creep. Era um grande contraste entre seu primeiro single e Fake Plastic Trees: eram antagônicas partes da carreira da banda. Após isso, muitas outras mudanças dentro do estilo de música da banda aconteceria. O álbum Ok Computer é considerado o grande divisor de águas e um dos melhores da história da música, por conter elementos curiosos nas gravações, assim como temáticas mais pesadas envolvendo os valores deturpados da sociedade e o consumismo.


3 – Rage Against the Machine



O maior representante de uma música que procura uma alternativa no mundo. A banda que misturava rap com riffs de guitarra inspirados em bandas como Beastie Boys e Afrika Bambaataa, o Rage Against the Machine fazia suas letras como hinos de oposição ao regime capitalista vigente no mundo.
O primeiro CD da banda mostra uma das fotos consideradas mais marcantes do século XX, o Monge em Chamas, em resposta a posição política e religiosa do dirigente do país desse monge, o Vietnam.
O Rage Against the Machine conseguiu grande notoriedade quando tocou no Woodstock 99 e teve uma de suas músicas incluídas na trilha do filme Matrix.
A banda encerrou seus trabalhos em 2000 com o lançamento do álbum Renegades, um álbum só com releituras de artistas que serviram de influência do Rage Against Machine, porém em 2007 eles se reuniram novamente para tocar em grandes festivais. Recentemente, tocaram em São Paulo no festival SWU.


2 – Teenage Fanclub



Outra banda considerada uma das percursoras para a cena indie. Todo indie que se preze tem que conhecer pelo menos o álbum Bandwagonesque!
A banda que surgiu em Glasgow usa linhas grandes doses de guitarra como base para suas músicas, assim influenciando toda uma geração que estava por vir.
Um grande mérito da banda é saber usar as linhas de guitarra tanto mais pesadas com distorções como linhas mais melodiosas e pop.
A banda se mantém em atividade e lançou disco Shadows nesse ano.


1 - Weezer



A referência do que podemos chamar de "Nerd Rock"! O Weezer era da mesma gravadora que lançou o Nevermind do Nirvana, a Geffen Records, e conseguiu seu sucesso lançando seu segundo vídeo promocional chamado Buddy Holly, na qual a banda faz referência no vídeo ao seriado chamado Happy Days. E a música foi feita em homenagem ao cantor Buddy Holly e ao seu 58º aniversário.
A banda despontou com mais alguns hits como Hash Pipe, Say It ain’t So e Beverly Hills.
Atualmente a banda passa por uma fase mais experimental, onde misturam elementos de música pop contemporânea com suas músicas e, recentemente, eles tem feito turnê junto com a banda Paramore.


A lista do mês que vem será especial de Natal! Portanto, continuem acompanhando o blog! =D
Abração a todos que leram, aguardo os comentários! \o

3 comentários:

Unknown disse...

Bah, ótima postagem! Ainda que eu não seja um grande conhecedor da música da década de 90, nela consigo perceber uma renovação muito boa em comparação com 80!

Legal também foram as curiosidades, como a música do Radiohead no filme das patricinhas! Huahauhauhaua

E bah, muito interessante essa do Blur de agregar ritmos africanos na música. Mas eu sempre digo, que inovar na música até pode ser relativamente fácil, mas inovar BEM é que mostra as bandas diferenciadas! E por isso o Blur provou se diferenciar com certeza.

Acho que é isso, só queria comentar que achei legal o indie rock representado na lista, ainda que talvez eu colocasse ali ou Guided By Voices ou Pavement, mas com certeza Teenage é muito boa também! Abração!

Priih disse...

Bah, pior que muita coisa surgiu nessa década! =D
A variação musical era bem maior, ao contrário do lixo que temos hoje em dia... ¬¬

Anyway, a tradução da música do Teenage é bonitinha mesmo. =3
Só não ouvi a música ainda! LOL

Buenas, é isso! =***~

Anônimo disse...

Gostei da escolha 4 e da 1.


Mas... e o nosso almoço??