24 janeiro 2011

Top 10 - Melhores álbuns de 2010

Bueno, estamos aí!

E começamos o ano de 2011 falando sobre o que aconteceu em 2010 na música.
Acredito que o ano foi produtivo musicalmente, principalmente para o Brasil. O VMB desse ano indicou uma banda de Porto Alegre concorrendo na Aposta MTV, assim como várias listas indicaram o álbum do Superguidis estando entre os melhores álbuns do ano.

Enquanto fazia a lista, notei uma certa facilidade em fazer a parte dos álbuns nacionais, já os internacionais ficaram mais complicados. Isso mostra pra mim que o cenário da música como um todo anda em uma fase de crise criativa, mas o Brasil está superando seus limites nesse quesito. Essa é a minha visão.

Muita coisa pode melhorar no cenário musical nacional, mas passos importantes foram dados. Espero que 2011 nos aguarde com ótimas novidades na música! =D

Bom, vamos aos critérios: tentei escolher os álbuns que se destacaram no ano, seja dentro de um contexto mais limitado, abrangente ou mesmo dentro da sua própria carreira musical, tendo uma importância em inovação ou crescimento musicalmente falando.
A lista conta com 5 artistas nacionais e 5 internacionais. Dessa vez, colocarei uma ordem na qual considero o álbum importante dentro dos meus critérios mesmo. Espero que discordem, concordem, opinem e comentem!

Até a próxima postagem! \o


10 - Ringo Starr – Y Not



Ringo Starr, eterno Beatles e tem sido conciso nas suas obras dessa década, com muitas participações em seus álbuns, como artistas contemporâneos como Joss Stone e Ben Harper, como vemos nesse álbum.
O álbum ainda conta com uma parceria com seu ex companheiro de banda, Paul McCartney, em uma faixa meio morna, mas que vale a citação.
O destaque do álbum fica por conta de Peace Dream, que conta com o baixo de Paul McCartney e citação na letra uma frase de John Lennon.


9 - Cartolas – Quase Certeza Absoluta




Foi um álbum que demonstrou um crescimento musical maior da banda em relação ao seu álbum anterior, contando com faixas que mostram uma identidade para a banda.O maior destaque fica para a faixa falsidade ideológica, onde a banda de Porto Alegre consegue fazer uma composição bem diferente do que estava acostumada a compor, mas ao mesmo tempo mostrando suas características musicais.


8 - Hanson – Shout it Out



O oitavo álbum dos garotos de Tulsa, que desde seu rompimento com a gravadora, que se sucedeu pela conquista do primeiro lugar do álbum mais vendido do ano (2004), a banda demonstra que o rompimento com a gravadora só fez bem. O álbum foi lançado no meio do ano e a faixa que usaram para single é Thinking ‘Bout Something que conta com um videoclipe com a ilustre participação de Weird Al Yankovic.
O álbum também conta com letras mais profundas, como já era tendência no álbum anterior de 2007, como a faixa These Walls, mas que contrasta com faixas animadas como Give a Little e músicas mais calmas, como suas canções do início da carreira como a faixa que encerra o álbum chamada Me, Myself and I.


7 - Vitor Ramil – Delibab



Vitor Ramil tem por essência a milonga. Mas a característica mais intrigante da musicalidade que esse artista de Pelotas nos mostra é o vazio, o longe, o infinito. Dessa vertente da milonga que Vitor Ramil bebe.
Mais uma vez, assim como em Ramilonga, vemos a influência dos pampas na música dele.
Vemos uma nova versão para Deixando o Pago, na qual ele mantém a essência da música mas adiciona novos elementos na voz.
Recomendado para todos aqueles que se perdem no infinito universo da música de Vitor Ramil.


6 - Angela Aki – Life



Japonesa, com ascendência italo-americana, faz o seu lançamento (após um longo período apenas com o single que precedia o álbum) em grande estilo.
Foi o álbum da discografia da cantora que teve mais a cara do que ela queria para a sua carreira: bastante letras em Inglês, projetando uma carreira mais internacional. Mas tudo soando com uma naturalidade incrível e arranjos que são feitos com uma sensibilidade indescritível.
Um dos destaques da faixa é Mad Scientist, que contém uma forte influência da pianista e cantora russa Regina Spektor (que por sinal, esteve presente no festival SWU), além da letra totalmente em inglês. Outra faixa de destaque é Ai to Bansokou, que conta com um arranjo de orquestra simples mas feito com uma grande sintonia com a letra da música e o piano, carro chefe da maioria das músicas da cantora. Aliás, falando em piano, esse álbum conta com a música Kagayaku Hito que Angela Aki toca violão.

Indicado para todos que gostam de uma voz feminina, belos arranjos de piano e orquestra, assim como apreciadores da música japonesa.


05 - Marcelo Jeneci – Feito pra acabar



Marcelo Jeneci fazia parte da banda de Chico César, então já temos uma indicação do talento do rapaz. Nesse seu disco de estréia, ele mistura muitos elementos usados na música popular, assim como no rock alternativo, principalmente nos arranjos de teclado e nas linhas de guitarra.
Gaiteiro (ou sanfoneiro como chamam no resto desse Brasil Varonil), o tímido rapaz faz parceria nos vocais com Laura Lavieri, que dão todo um clima diferente para as canções.
O grande destaque do álbum é a faixa Felicidade, feita em parceria com Chico César, com uma letra muito poética que se encaixa perfeitamente com a música.


4 – Neil Young – Le Noise



O velho Neil Young nos mostra que a inovação faz parte do seu cotidiano. Em uma proposta muito diferente do restante de sua carreira, o velho canadense grava um álbum apenas com violões e guitarras, sem banda de apoio ou qualquer outro tipo de aparato. É dentro de um contexto de se reinventar que Neil Young demonstra o motivo de ser considerado um mestre para muitos artistas em todo mundo.
O destaque, que sintetiza o elo que liga essa nova proposta com a sua antiga carreira, fica por conta de Love and War.
Considerado por muitas revistas e sites especializados como um dos melhores álbuns do ano.


3 - Apanhador Só – Apanhador Só



Destacados por fazer parte da categoria Aposta MTV no VMB, os guris conseguiram impressionar com a qualidade da gravação do seu CD, que já contava com singles de grande qualidade, mas mesmo assim, conseguiram a superação.
Após algumas mudanças de membros na banda, agora com uma formação mais “banda de rock”, o CD conta com faixas que mostram influências de samba, de Tom Zé e mesmo que sendo negado pela própria banda, Los Hermanos. Longe de não ter criatividade nas faixas, demonstram muito bem a cara da banda em suas músicas.
A abertura do CD fica como destaque: Um Rei e o Zé mostram uma gama de variações de clima durante a faixa.
Indicado para quem gosta de música brasileira e de rock.


2 – Eric Clapton – Clapton



O Clapton segue a mesma linha de se tornar um Senhor que o Neil Young passa, com a diferença que ele faz um estilo “Back to the Roots” no seu álbum, buscando uma sonoridade dos primórdios do Blues, lembrando um pouco o pai do blues, Robert Johnson.
Com um álbum de apenas uma composição de própria autoria, Eric Clapton segue em turnê pelo mundo, tocando músicas de toda a sua carreira, o destaque do álbum fica com Rocking Chair, que tem uma levada mais lenta, lembrando uma mistura de blues com o jazz contemporâneo da Diana Krall e Jamie Cullum.


1 – Superguidis – Superguidis (2010)



Há muito tempo não se ouvia um álbum de rock no Brasil com tanta personalidade e tão coeso.
A grande revelação do rock no Brasil, com fortes influências do rock dos anos 90, a banda chegou a “maturidade” com esse CD. As letras mais sérias e reflexivas. E músicas mais pesadas e riffs rápidos.
Todo o álbum simboliza uma homenagem a grandes ícones do rock, incluindo número de faixas, capa do álbum, citações em letras, etc...
O primeiro álbum da banda que conta com arranjos de cordas. Destaque para as faixas Fã-Clube Adolescente, Visão Além do Alcance e As Camisetas.
O maior mérito da banda é trazer influências na sonoridade até então pouco explorada aqui no país. Talvez seja essa a fórmula para soar tão bem e tão novo aos ouvidos de todos.

2 comentários:

Rodrigo Nietiedt de Almeida disse...

faltou o Come Around Sundown do Kings of Leon...

Admin disse...

Olá, boa noite, estive olhando os Links de entrada do meu blog, e vi que a imagem desta postagem (CARTOLAS) pertence a ele, e ainda está Hospedada em meu servidor, consumindo Banding (Banda) do meu site, peço por favor, que você UPE essa imagem em seu servidor de Hospedagem ou em algum grátis para usar neste post, ou que pelo menos coloque a Home do meu site como LINK na imagem ou créditos, causo isso não aconteça até domingo que vem, vou excluir a imagem do servidor, hospedar em outro servidor e ela ficará OFF aqui no seu blog.

Obrigado, tenha uma boa noite.