23 julho 2010

Esse tal de roquenrou

No dia 13 de julho de 2010, eu e o Alex conversávamos quando ele falou que faria a sua lista "Top 10" do Rock. Influenciado por uma vontade impetuosa, resolvi fazer a minha lista! \o/
Enquanto elaborava a lista, senti uma ótima sensação de estar fazendo algo que se gosta. Eu arriscaria até em dizer que foi quase um objetivo que eu cumpria. Sempre gostei muito de ler essas listas e as explicações dos críticos que as faziam, independente de concordar ou não com as criaturas. Essa sensação de estar de acordo ou não aguça o senso crítico para fazer análises e sempre foi bom para eu rever conceitos, tanto musicais quanto de outras abrangências.

Primeiramente, a lista seguirá a ordem cronológica na qual as músicas foram lançadas. Nenhuma ali é melhor que a outra, até porque eu acho complicado determinar um critério para dizer o que é bom e ruim. Um critério que poderia ser usado seria a tua preferência, o teu gosto, mas acredito por mais que tu tente não meter teu gosto no meio, involuntariamente ele já estará exposto. Então para deixar claro, obviamente eu gosto de todas as músicas citadas, por sinal, nesse ponto sim, eu usei meu gosto: quando tinha mais de uma música da banda em questão citada, eu escolhi a que eu mais gostava, mas nunca esquecendo a sua relevância na cena musical.
Então, basicamente, usei o critério da relevância da música e da banda na cena musical da época e o critério de desempate foi sim o meu gosto pela música. Também escolhi uma música de cada banda para poder ser mais abrangente.
Finalizando as considerações em relação a lista, OBVIAMENTE faltou coisa, mas com uma lista de 10, é IMPOSSÍVEL abranger tudo, então relevem isso! Eu estou pensando em seriamente fazer uma lista por mês, e daí cada uma terá uma abrangência menor, como por exemplo, "Os 10 melhores Blues". Isso facilita bastante e ficam menos venenos de fora! =D
Bom, chega de enrolar, vamos a lista!

1 - That's Alright Mama - Elvis Presley



Um dos primeiros Hits do Rei do Rock. A música é simples e direta, a base do rock’n roll. Depois disso, o Elvis lançou outras músicas de grande sucesso, apesar de que no final da sua carreira, as músicas começaram a ficar muito enfeitadas... Mas nunca perdendo a sua qualidade! =D

2 - I Saw her Standing There - Beatles



Uma das músicas mais embaladas das fases iniciais dos Beatles (para quem não sabe, Twist and Shout é um cover! =P)
Acredito que uma das características mais impressionantes dos Beatles eram a sua simplicidade nas composições, mas sempre com uma originalidade impressionante para a época. A letra fala do cara que cuida a guria que está na festa... Impossível ouvir a música e não lembrar de um baile dos anos 50/60 com as gurias de vestido de bolinhas! lol

3 - NIB - Black Sabbath



Através deles, o Metal ganhava um representante incontestável na cena musical. Era a primeira vez que aparecia na grande mídia da época uma banda que compusera uma música falando como se fosse Lúcifer... Malvado? Talvez, mas para época isso foi uma revolução muito grande!
NIB faz parte do primeiro álbum da banda, e foi um marco para a música... Que as bandas de metal e todos fãs de Ozzy Osbourne que o digam! =D

4 - Burn - Deep Purple



Burn, música homônima ao álbum, é uma música rápida, energética e cheia de técnicas de jazz usadas na bateria. Anteriormente, a banda já tinha despontado duas músicas hoje que são consideras clássicos: Highway Star e Smoke on the Water. A grande diferença é que Burn é mais explosiva que essas duas músicas, até pela temática de sua letra.

5 - Do you remember rock and roll radio? - Ramones



Ramones, Ramones... Muitos dizem que é a banda de 3 acordes... Como se eles tivessem inventado isso! Bill Haley, Chuck Berry, Beatles e Elvis Presley já o tinham feito muito antes... Mas exatamente por influencia dessas criaturas citadas que eles começaram a tocar!
Do you remember rock and roll radio? é uma música que faz referência toda época de ouro para a indústria do rádio, a todos clássicos da década e cheia de nostalgia por tudo isso.
O álbum na qual a música faz parte, End of the Century, eu considero o melhor dos Ramones, por exatamente mostrar a potencialidade da banda em fazer algo diferente e arriscar. Muitos dizem que esse álbum não era Ramones, mas eu discordo porque foi nesse álbum que eles mostraram muito das suas influencias que até então não tinham aparecido nos outros álbuns, como o cover de Baby, I Love You das The Ronettes e outras referências as suas influencias mais "pops".


6 - About a Girl - Nirvana



Nirvana dispensa maiores apresentações, mas About a Girl foi para a minha lista por ser o avesso do resto das composições da banda. Nesse contraponto, Kurt Cobain foi capaz de produzir uma música com uma letra bem bonita para os seus padrões. Rumores dizem que o Kurt na época estava ouvindo bastante REM e estava ouvindo o Meet the Beatles, o que teria influenciado a sua composição nessa linha.

7 - Drunken Butterfly - Sonic Youth



YEAAAAAAAAAAAAH! Sonic Youth foi um tiro no ouvido da década de 80: um som rasgado, barulhento e até perturbante... Querem algo melhor que isso para definir o rock, ainda mais em uma década brega que nem essa?
A música foi lançada no álbum Dirty de 1992, e apesar de não ser um hit, descreve muito bem a cena que estava surgindo.
O clipe foi produzido através de um concurso de fãs que enviavam possíveis vídeos para qualquer música do Dirty. O troço de tão amador chega dar uma sensação meio estranha, já que é trash pra caramba, remetendo aqueles filmes de terror da década de 80.

8 - Paranoid Android - Radiohead



Radiohead, ao meu ver, foi uma banda muito significativa no final da década de 90, mais que no meio dela, quando a banda teve seu primeiro sucesso chamado Creep.
Essa música mostra uma variação de climas ao seu decorrer e uma letra bem confusa. Segundo Thom Yorke, a música se refere a uma mulher em certa altura da letra... Mas o álbum como um todo, Ok Computer, foi um álbum bem conceitual que como tema mostrava a evolução digital, cheio de elementos eletrônicos e efeitos no álbum todo.
O clipe lembra bastante o American Dad e é tão confuso quanto a letra, ou seja, não deixem de assistir sob hipótese alguma!

9 - Do the Evolution - Pearl Jam



Sempre considerei Pearl Jam os irmãos mais velhos do Nirvana. Mais responsáveis mas não menos rebeldes. A banda sempre teve uma postura mais politizada em relação aos fatos e isso sempre foi expressado em suas letras.
A música fala da decadência da evolução humana, dos falsos mitos e do nosso possível futuro negro.
O clipe foi feito pelo desenhista e criador do Spawn, o Todd McFarlane. É um dos clipes mais legais de todos os tempos e o melhor do Pearl Jam!


10 - Testify - Rage Against the Machine



Se o assunto é revolução, esses são os caras!
Graças a eles, o New Metal ganhou força na década de 90 e lembraram que música e política podem sim andar juntos.
O clipe foi feito pelo Michael Moore e mostra uma invasão alienígena, sendo que um Alien se transforma e dois, no caso, Al Gore e George Bush, uma referência as eleições norte americanas de 2000.
A crítica da letra se refere a indiferença na efetividade política na sucessão dos democratas e os republicanos nos Estados Unidos. É, não são só eles que sofrem com isso... lol



Até mais gurizada, na próxima postagem eu falo um pouco de mim! \o

10 comentários:

Priih disse...

Bah, que tri teu post! =D

Eu confesso que nesse quesito eu sou bem perdida... Mas gostei de ter lido o que tu escreveu. =3

E concordo com aquele clipe do Pearl Jam, conheci a banda com essa música, e é afudê! lol

Beijos. =****~

Leo Maliszewski disse...

FODA!
A seleção de músicas é ótima cara! Só, por critérios próprios, dizer que do Beatles e do Radiohead há melhores xD

Anônimo disse...

Eu concordo principalmente com a um (do Elvis) e a oito (do Radiohead). Concordo com a significância pra época e da tu visão dessas duas músicas. :)

bêj!

yahiko disse...

NEGO ELVIS PEGADOR!! ba tri
Concordo com I saw her standing there, por mais que os Bitous tenham feitos musicas bem melhor produzidas, o Album Please Please me é um dos meus favoritos, acho incrível ter sido gravado em 12 horas, e a música ta no meu top 10 dos bitous, muito boa. (btw http://www.youtube.com/watch?v=HhuU7KhCXdU&feature=autofb)

concordo também com Radiohead ba tri, mas meu album favorito deles é o The Bends, apesar do Ok COmputer ser bom também.

Unknown disse...

Bah, bem tri a idéia de criar essa lista, sempre que puder, faz mais listas pra gurizada mesmo! :)

Vendo essa lista descubro que ainda tenho muito rock pra escutar até poder ter um conhecimento básico digamos. Mas acho que estou no caminho! Hehe

Baixei o Daydream Nation do do Sonic Youth e nossa, to impressionado, é um troço do mal mesmo!

Abraço!

Diego Schreiber disse...

Nosssssssssa Senhora PRIMOOO! que isso da onde meu tu é foda tem o mesmo gosto musical que eu OBAA podemos produzir sons maneiros....

Anônimo disse...

Baita lista!!!! Ótimo texto também. Já favoritei para ver os clipes quando chegar minha banda larga ehhe. Abração!!

Marco Pecker

Felipe Fischer disse...

Pô ... faz um album de rock contemporâneo...

Restart
NX zero
cine (ou sine... sei lá)
Fresno
Sandy e Junior... opâ isso é antigo
Jonas Brothers


... rsrsrsrsr


Mas...bem boa a seleção... confesso q não curto tanto ficar acompanhado... bandas... albuns... enfim... mas a sonoridade é bem agradável aos meus ouvidos!

alex disse...

bahhh a melhor aí foi o Black Sabath, e eu tirava o Sonic Youth acho que o Nirvana já preenche aquela lacuna. Mas no geral essa é "a lista". Abraço nêgo César. o/

Márcio Bolzan disse...

E fresno meu? Revolucionou o rock gaúcho cara, po, fiquei decepcionado por ti não ter posto meu, vou chingar muito no twitter depois..