03 julho 2010

Musik Horen

E estamos nas quartas de final!
Brasil x Holanda e estamos mais um passo do Hexa!
Hoje a espectativa é grande. O Elano infelizmente acho que não vai mais jogar por consequência do jogo contra a Costa do Marfim.
Enfim, a Copa está no climax mas está mais perto do final também...
Acho que essa foi a primeira Copa que eu acompanhei bem e me envolvi e está sendo bem tri!
Pena mesmo que ela está acabando, pois acho que é a única oportunidade que se esquece um pouco das rivalidades de times e tu vê todos unidos torcendo...
Bom, e dá-lhe Brasil! \o\
Daqui a pouco, vou no Mercado Público olhar o jogo e torcer para seleção e fazer barulho com a vuvuzela! 8D

Hoje resolvi falar um pouco sobre música, mais especificamente sobre os álbuns que saíram nesse ano.
Ironicamente, os três álbuns que eu vou falar são de bandas daqui.

O primeiro álbum foi o do Superguidis.

Ele foi gravado no primeiro semestre do ano passado, mas devido aos atrasos nas mixagens e na gravação dos arranjos de cordas de algumas faixas, ele atrasou. A banda optou por esperar o começo de 2010 para lançar o álbum. Com certeza, é um álbum que mostra um amadurecimento muito grande da banda, tanto nas letras
como no instrumental. Quem ouve o álbum a primeira vez estranha, pois são poucas as faixas que remetem a forma "Guidiana" de compor. Dentre elas, eu citaria Não Fosse o Bom Humor (acredito que seja a primeira delas a ser composta no álbum, pois em 2007 eles já tocavam ela nos shows), Fã-clube Adolescente e Casablanca.
Outra vertente presente no álbum é aquela que explora novas sonoridades. O álbum abre com uma faixa que tem arranjo de cordas e piano e a faixa se chama se Roger Waters. Outras duas faixas que contém uma mudança na linha de composição é a Nova Completa e Aos Meus Amigos.
Outra característica: as letras se mostram mais claras em suas mensagens, que falam de conflitos de personalidade. Essa característica é bem estilo grunge, pois abrange temas como amor, os dilemas de se tornar adulto e os problemas do cotidiano, tudo aquilo que todos passamos durante a após a adolescência.

O segundo álbum é o do Apanhador Só.

Eu conheço eles desde 2008, inclusive tive a oportunidade de ver um show deles, da Loomer e do Superguidis no Garagem Hermética.
A banda mistura alguns elementos percussivos interessantes na música, como garrafas, pentes, balão... Tudo contribui para a sonoridade. Suas letras me remetem um pouco o estilo Los Hermanos de compor, o que pra mim é um ponto positivo. Eles fazem aquela mistura de sambinha com rock e outros estilos.
A grande surpresa pra mim foi a qualidade da gravação do álbum. Eu conhecia as demos que eles tinham disponibilizado e eu já achava ninja, mas vendo como ficou a versão final, foi realmente uma surpresa agradável! Inclusive eles estão concorrendo na MTV na votação dos melhores álbuns até o momento no Brasil em 2010, assim como Superguidis.

Por fim, cronologicamente, o álbum do Cartolas.

Ele se chama Quase Certeza Absoluta e recentemente foi lançado recentemente. Bom, eu sempre achei Cartolas uma banda meio que sem identidade e com poucas músicas notórias e os arranjos meio fraquinhos. Pois bem, nesse álbum eles me provaram que são capazes de fazer rimas simples mas de grande efeito, assim como os arranjos bem criativos. O vocal também eu achava meio desleixado, mas a faixa intitulada Falsidade Ideológica me surpreendeu, porque o vocal ficou muito legal para a melodia da música.


Nota: Eu comecei escrevendo essa postagem pela manhã e estou encerrando ela agora. Só resolvi deixar ela assim para que notem o contraste do que foi escrito mais pro começo em relação ao final.
Sim, o Brasil perdeu e já foi discutido bastante isso... Vou deixar pra falar mais de futebol na próxima postagem.

Vou deixar uma letra para nossa reflexão e em apoio a Alemanha que enfrentará a Argentina!


Steh auf, wenn du am Boden bist - Die Toten Hosen

Wenn du mit dir am Ende bist
und du einfach nicht weiter willst,
weil du dich nur noch fragst
warum und wozu und was dein Leben noch bringen soll

Halt durch, auch wenn du allein bist!
Halt durch, schmeiß jetzt nicht alles hin!
Halt durch, und irgendwann wirst du verstehen,
dass es jedem einmal so geht.

Und wenn ein Sturm dich in die Knie zwingt,
halt dein Gesicht einfach gegen den Wind.
Egal, wie dunkel die Wolken über dir sind,
sie werden irgendwann vorüberziehn.

Steh auf, wenn du am Boden bist!
Steh auf, auch wenn du unten liegst!
Steh auf, es wird schon irgendwie weitergehn!

Es ist schwer, seinen Weg nicht zu verliern,
und bei den Regeln und Gesetzen hier
ohne Verrat ein Leben zu führn,
das man selber noch respektiert

Auch wenn die Zeichen gerade alle gegen dich stehn
und niemand auf dich wetten will,
du brauchst hier keinem irgendeinen Beweis zu bringen,
es sei denn es ist für dich selbst!

Steh auf, wenn du am Boden bist!
Steh auf, auch wenn du unten liegst!
Steh auf, es wird schon irgendwie weitergehn!

Nur keine Panik, so schlimm wird es nicht!
Mehr als deinen Kopf reißt man dir nicht weg!
Komm und sieh nach vorn!


7 comentários:

yahiko disse...

NÃO BRASIL PERDEU! /CU
e ah meu, fica falando de album de banda nacional, não tem nenhum Justin Bieber ai tche

ba tri

eu só ouvi uma vez o album do guidis, mas não achei tão bom quanto os outros, tenho que escutar denovo um dia desses. \o

iL disse...

Só sei que "não tem time bobo na copa" (diria o galvão) :P

Curti também que agora todo mundo é goleiro. heuhauehuaheuhauehae
Rendeu muitas risadas, apesar de eu achar o cara um filho da puta. Gana ia ganhar. E seria muito divertido ver Gana nas quartas de final ou quem sabe até na final :P

Mas meu. Bora tocar vuvuzela amanhã pra animar o clima de copa \o/

Leo Maliszewski disse...

É a maldição da jabelona lá sei lá como se escreve LOL

Ow meu! O novo album do Guidis concordo, o do Apanhador Só eu já discordo quanto ao Los Hermanos way of life: acho muito mais puxado pra Zeca Baleiro, até no jeito de cantar, e as composições já não sei como definir. Quanto ao Cartolas: achei esse album super interessante, mas ainda prefiro o primeiro, mais por questão de animação e conjunto inteiro! Não desmereço esse trabalho novo, que mostra uma evolução do caramba, mas os ares do primeiro album são melhores, entende?

Shin disse...

O yahiko falou ali que só ouviu uma vez o álbum do superguidis e não achou tão tri. Esse álbum tem que ouvir mais uma de vez pra começar a digeri-lo. Apanhador só eu nunca ouvi nenhum álbum e cartolas os álbuns q eu ouvi eu não achei nenhuma música interessante.

O Brasil game - over mas comom nenhum pode ser penta então azar \o\

Walter Lorenzo disse...

Sobre o Apanhador Só, até odne eu sei, a guria das rodas de bicicleta, panelas e figurinhas sonorizadas saiu da banda.

Quanto à Copa, resta isso: http://www.youtube.com/watch?v=fIS5-m_r9VI

Priih disse...

Bah!
Eu tava no shopping comendo batata frita e o jogo passando no Habib's 8D
Vi umas 3 comemorações do povo, jurei que o Brasil tava bombando HUAHUAHUA 8D

Master fail xD~

Só vi um jogo da Copa, nunca me liguei muito nisso. =P
Mas que é tri zuar o negócio, ah isso é! 8D

Beijos Tremere =****~

Eduardo disse...

Muito bom o álbum novo dos guidis mesmo, e é aquilo que o desaparecido falou mesmo, tem que ouvir mais de uma vez pra pegar bem o jeito da música deles.Mas tenho que discordar de ti quanto à banda Cartolas, claro que respeitando tua opinião, mas acho o primeiro album deles muito bom, e não acho que foi à toa que ele foi tão premiado, é um álbum divertido, extrovertido e com uma musicalidade bem boa. Já o segundo eu fiquei curioso para ouvi-lo, pois ainda não tive contato algum com ele, então em breve ouvirei.
E o Apanhador então, esse álbum realmente é excelente, quem não ouviu, ouça. E só pra comentar, a banda não gosta muito desse rótulo de Los Hermanos e acho que o som deles tem influências deles sem dúvida alguma, mas acho que conseguem se distanciar um pouco deles e o principalmente mantendo um som de qualidade.

Era isso! \o