30 agosto 2010

Top 10 Beatles

Bom, eis a primeira postagem de final de mês edição especial!
Sim, agora a última postagem do mês será dedicada a um top 10! Essas listas, que nem top 10, são muito comuns nos EUA, assim como CDs natalinos... Pena aqui no Brasil não ser tão comum, principalmente o segundo, mas eu faço as minhas homenagens a isso de qualquer forma! lol

Gostaria de falar um pouco dos Beatles antes de entrar nos detalhes da lista em si.
A banda iniciou as suas atividades na década de 50 influenciados pelo estilo que estava surgindo, o Rock’n Roll, mas que ainda bebia de diversas misturas, como o Skiffle. Na década de 60, impulsionaram a sua carreira quando conheceram no lendário Cavern Club o empresário Brian Epstein. A partir desse acontecimentos, os Beatles jamais seriam esquecidos, sendo considerada a banda que obteve maior êxito comercial de todos os tempos.
Seus álbuns tiveram um impacto cultural muito grande, tanto na música como na sociedade, sendo um dos fatores de maior diferencial da banda: a grande potencialidade criativa em inovar em cada álbum.
Foram influência para grandes na música nos mais diversos estilos: Ozzy Osbourne, Steven Tyler, U2, Elton John, Stevie Wonder, Phish e Elliot Smith são alguns exemplos.
Para não me delongar muito, caso queiram saber mais, olhem o artigo da wikipedia que dá um geral bem bom sobre a banda.

Sobre os critérios da minha lista. Primeiramente, gostaria de constar a imensa dificuldade que é fazer um top 10 dos Beatles, dada a grandeza da carreira da banda. MUITA coisa importante e boa obviamente ficou de fora, mas como eu aceitei o desafio, estou pronto para enfrentar as possíveis críticas em relação a lista.
Outra coisa que eu gostaria de destacar é que fiz a lista como se fosse uma coletânea dos Beatles de 10 músicas. Como todo álbum, são canções Lennon/McCartney em sua maioria, 2 em média do George Harrison e uma do Ringo. A ordem das músicas segue a ordem cronológica pelo seu primeiro lançamento. Então tem músicas que eu coloquei o ano de lançamento no seu respectivo single e não do álbum.
Aguardo sugestões para as próximas listas, críticas e as modificações que fariam nessa lista!

Thank you and indulge in Beatlemania! \o\


1 - I Saw Her Standing There (1963 - Lennon/McCartney)



É a faixa de abertura do primeiro álbum dos Beatles. A música tem um riff de pegada bem rock’n roll anos 50 e muito fácil de grudar na cabeça. Essa música era muito tocada nos shows, principalmente no início da carreira dos Beatles.

2 - She Loves You (1963 - Lennon/McCartney)



Essa música fez um relativo sucesso nos EUA. Acredito que ela tenha aberto as portas para que posteriormente o single de I Wanna Hold Your Hand chegasse ao primeiro lugar nos EUA e fizessem sua passagem meteórica pelo país.
A música teve uma versão em Alemão chamada Sie Liebt Dich, além de ter feito parte do filme de A Hard Day’s Night. Era muito tocada nos shows da banda.

3 – Yesterday (1965 - Lennon/McCartney)



Yesterday é uma das músicas mais regravadas no mundo todo, além de ser sempre lembrada como uma das melhores baladas de todos os tempos.
A idéia da música surgiu em um sonho, segundo Paul McCartney. Nessa letra, Paul consegue arrancar um elogio do John Lennon quando os Beatles já tinham acabado (acreditem, isso é algo muito considerável...)
Mas a letra é um tanto quanto melancólica e tem um arranjo de violoncelo. Nesses arranjos de cordas eu gostaria de destacar a importância do George Martin nesse tipo de música, que foi de suma importância para o aprimoramento musical de todos membros da banda.

4 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967 - Lennon/McCartney)



Faixa de abertura do álbum de mesmo nome. Teve versões de artistas como Jimi Hendrix, Bill Crosby e U2.
A música mostra a idéia na qual o álbum foi gravado: com grandes arranjos de orquestras e instrumentos exóticos e com uma sonoridade revolucionária para época.
Ela faz uma passagem para a música With a Little Help from my Friends que é cantada pelo Ringo Starr e no final do álbum, tem uma versão Reprise que faz uma passagem para a música A Day in the Life.

5 - While My Guitar Gently Weeps (1968 - George Harrison)



Uma das únicas vezes que um não Beatle participa de forma expressiva de uma música do álbum. Eric Clapton que toca guitarra nessa faixa, que era um grande amigo de George Harrison.
Considerada uma das maiores músicas na guitarra, a música tem um solo generoso na guitarra, coisa bem incomum para as músicas dos Beatles.

6 - Helter Skelter (1968 - Lennon/McCartney)



A música foi estava a frente do seu tempo. Talvez seja por causa dela que Ozzy Osbourne resolveu fazer uma banda.
Paul McCartney disse ter tido a inspiração para compor a música após ter lido uma entrevista na Guitar Player magazine do Pete Townshend dizendo que a música I can See for a Miles era a mais barulhenta, crua e suja que o The Who já tinha feito. Então o Paul resolveu fazer uma música mais barulhenta, mais crua e mais suja que a I Can See for a Miles... E conseguiu!
O grande fato é que a música é bem pesada para época, de uma densidade muito grande. Obviamente, a fase ajudava para que esse tipo de experimentalismo se realizasse. Mas há quem diga que graças elas que se inventou o metal... Tirem suas próprias conclusões.

7 - Hey Jude (1968 - Lennon/McCartney)



Outra grande balada da banda. Hey Jude foi composta por Paul McCartney para o filho de John Lennon chamado Julian, para consolá-lo da separação de seus pais. O nome da música iria ser Hey Jule, mas acharam que soaria melhor como Hey Jude. A música atingiu primeiro lugar em várias paradas no mundo inteiro e é uma música que possivelmente quem está lendo essa postagem conhece! =D

8 - Octopus's Garden (1969 - Ringo Starr)



Essa música foi ignorada pelo Paul e pelo John, mas o George Harrison se prontificou em dar uma mexida na música para ajudar o colega de banda. A música teve um resultado muito positivo em relação a críticas em um álbum com canções tão boas como é o Abbey Road.
A música é boa de ouvir, leve e divertida, refletindo o que o Ringo Starr representava para a banda.

9 - Here Comes the Sun (1969 - Harrison)



Também do Abbey Road, considerei ela a melhor composição do George Harrison devido a tua riqueza musical e uma letra muito boa. Ela foi também uma parceria que ele manteve com o Eric Clapton.
A música conta com belos arranjos, com certeza uma grande colaboração do George Martin.

10 - Get Back (1969 - Lennon/McCartney)



A última da lista, a última tocava no último show dos Beatles juntos. Com certeza, um grande marco para a carreira dos Beatles e para o mundo. Os Beatles faziam o seu último show onde eles tinham começado e estavam estabelecidos por muito tempo: no teto da Apple Records. O show teve participação de Billy Preston, assim como no álbum Let It Be.
De certa forma, a música expressa a situação deles: eles já tinham acabado e brigado por várias vezes, mas ainda conseguiram se juntar para fazer seu show de despedida e ainda gravar mais umas músicas...
Com certeza, o final com o maior estilo de todos os tempos!

8 comentários:

Márcio Bolzan disse...

Afuzeeeeeeeeeel, eu curti meu, pena que não tenho como ouvir as músicas aqui no trampo, mas em casa vou ouvir, sempre quiz conhecer um pouco de Beatles e nunca soube nada, tu falando sobre eles deu uma mão bacana 8D

Eduardo disse...

Excelente lista! Gostei bastante, principalmente porque pude saber mais alguns detalhes da banda que antes desconhecia.

E também a lista reflete bem a transição por que passou a banda, desde o primeiro álbum até o final, algo que sem dúvida confere uma distinção muito positiva para uma banda que mudou, mas principalmente, mudou com muita qualidade, com arranjos novos e incríveis!
Imagino que se ela fosse a mesma desde o começo possivelmente não marcasse tanto o cenário musica.

Eu só acho que acrescentaria uma música à lista, Eleanor Rigby, pois aquele violino mostra um pouco das inovações da banda, bem como a letra, um pouco melancólica, representa algo diferente para a época em que foi feita. Mas difícil é saber qual música tirar dessa lista! Acho que tiraria Octopus Garden talvez, pq o resto é praticamente intocável!

Era isso, me empolguei pq essa banda realmente é genial, podia escrever ainda mais, mas melhor parar por aqui!

\o

Priih disse...

Gostei das tuas críticas e na base que tu tem para dá-las ^^
É tri ver um negócio mais detalhadinho, dá uma curiosidade interessante! 8D

Mas não adianta, Beatles eu nunca consegui gostar muito. LOL *do contra*

Beijos, inté =***~

Shin disse...

Excelente lista! Talvez eu trocasse a Octopus Garden por Golden Slumbers/Carry That Weight. Então eu adicionaria With a little help from my friends na Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. mas daí eu estaria cheatando o bagulho e colocando 12 músicas \o\.

Eu acho que todo mundo deveria ouvir Beatles em algum momento da vida. Eu sei que para o pessoal mais novo é difícil porque tem muita coisa boa como o Justin Bieber hahahah. Nah falando sério...muita gente torce o nariz para os Beatles por considerar antigo e tal. Mas o que eu percebi por experiência pessoal, é que depois que a pessoa adquire um gosto mais elaborado (talvez a palavra certa não seja gosto e sim profundo ou algo assim) ela naturamente vai passar por Beatles e vai pensar "Por quê eu não ouvi isso antes?"

Talvez a imagem dos beatles esteja muito ligada a videos em preto e branco de terno tocando twist and shout e isso faça com que o pessoal mais moderno não ouça hahahaah. Mas ouvindo e vendo a inovação presente em TODOS os álbuns a imagem muda copletamente.

Sei lá posso estar viajando mas desde que comecei a ouvir Beatles alguns anos atrás, eles se tornaram uma constante nas minhas playlists.


Agora o negócio é chamar no top 10 Black Eyed Peas \o\

Franco disse...

E ae seu César!

Tchê, Top 10 de Beatles é uma ofensa ao que os caras fizeram, hehe. Mas dentro dos critérios que tu estabeleceu, achei boa a lista. Eu faria as seguintes trocas:
4) A day in the life - acho que ela representa bem melhor o álbum, tem partes tanto do John como do Paul e é depois dela que o cara fica meio sem saber o que fazer depois que o álbum acaba, hehe!
6) Norwegian Wood: Acho que as duas primeiras são muito pouco pra representar muita coisa boa até antes do Sgt Peppers (Yesterday é algo à parte, hehe). Essa música é emblemática pelo início do uso da cítara e por ser incrivelmente boa! :)
8) Taxman: O Ringo compôs 2 músicas e ajudou em outra, acho que dá pra abrir mão de ter uma composição dele, já que a contribuição principal dele se percebe no resto das músicas. Pessoalmente acho que ela descreve um período que ficou em branco na lista, então abro mão de Here comes the Sun por ela. :)
9) The end: embora o Let it be tenha sido lançado depois, o último álbum gravado foi o Abbey Road. Então, acho que o único verso da música traduz muito bem o espírito da banda e ela merece ser a representante desse álbum! \o/

Dani ♥ disse...

Curti teu top 10! Mas o meu seria totalmente diferente hehehe eu tenho q tomar vergonha na cara e fazer um tb XD Mas conheço e amo todas as musicas dos Beatles, aí fica MUITO dificil!
Gostei do layout do teu blog tb! Heather FTW! SH3 é o meu preferido!

Unknown disse...

Cara gostei muito é uma lista sensacional para se escutar e curtir,
estou pesquisando grandes sucessos dos The Beatles para um show instrumental, e terei de colocar temas mais populares "comercial" ao gosto dos brasileiro ou sela musicas dos The Beatles que fizeram sucessos em novelas e filmes, pensei também nas mais gravadas por interpretes brasileiros. fiz um show de Românticas (http://www.youtube.com/watch?v=UhcoTejjbhE) eo próximo será The Beatles... Um abraço parabéns pelo blog!!!

Elvis Ribeiro disse...

DESCULPE-ME POSTEI PELA CONTA DE MINHA ESPOSA"MARCELA" MEU NOME É GLEBSON!!!